UM ENCONTRO PARA NUNCA MAIS ESQUECER

Texto do professor Richard de Souza Mulinari.

Dia 31 de agosto de 2018, na Escola Alteny Maria de Lourdes Gubert Marquardt, aconteceu um encontro bastante diferente e inusitado até então.

Na referida escola há alunos matriculados do infantil ao fundamental, até o 5º ano. Há também no turno da noite uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O professor Richard de Souza Mulinari trabalha na escola atualmente com uma turma de 1º ano, com 22 alunos, a qual é regente da mesma. Também a noite o professor trabalha com alunos jovens e adultos da EJA, na qual também está regendo até o momento.

Assim o professor Richard junto a diretora da instituição Ingrid Schwanke, resolveram realizar um encontro entre as turmas do 1º ano e da EJA noturno, contando com uma experiência nunca antes realizada. O objetivo desse encontro é mostrar aos jovens e adultos a realidade do dia a dia de uma turma do fundamental em alfabetização e ao mesmo tempo às crianças a vontade e a dedicação de estudar daqueles que já passaram da idade “normal” para estar em sala de aula.

Então na última sexta-feira, aconteceu o tão esperado encontro, dez alunos da EJA foram até a sala de aula dos pequenos do 1º ano. Neste dia dos 22 alunos matriculados no 1º ano, 17 estavam presente.

O encontro iniciou com oração e em seguida as crianças começaram a se apresentar aos colegas adultos contando sua idade e seu nome. Logo após, os alunos da EJA se apresentaram com muito humor contando também seu nome e embora sem obrigação, todos fizeram questão de contar também sua idade. Cada aluno também relatou em poucas palavras o porquê que estavam estudando. Com destaque aos alunos João Soares, conhecido como Seu Joãozinho, que é o mais idoso da turma, este relatou que estuda a muitos anos, contou sua idade e disse bastante entusiasmado que enquanto viver não deixará de estudar. A aluna Silvana, relatou que entrou na escola após 50 anos de idade e nunca ter frequentado uma classe normal, com uma vontade imensa de aprender a ler, logo a mesma contou que após dois anos estudando leu a sua professora Beatriz, que deu aula ao mesmos no início do ano, e este acontecimento tão esperado a levou em lágrimas. Silvana chorou contando para as crianças o quanto é importante saber ler e escrever, estar alfabetizado.

As crianças fizeram perguntas como: “eles tem recreio? Eles levam bilhetes para as mães?, Eles brincam entre eles? Eles ficam de castigo?” . Os alunos da EJA com muita alegria e paciência responderam todos os questionamentos.

Os alunos do 1º ano pintaram um simples cartãozinho o qual escolheram para qual colega da EJA entregar. Logo os mesmos formaram grupos e o professor Richard fez um bingo de famílias silábicas com todos. Todos brincaram e parecia naquele instante que de fato era uma única turma de alfabetização, adultos ajudando as crianças, as crianças ajudando os adultos.

Ao final, os alunos do 1º ano cantaram algumas músicas infantis para os colegas adultos, os quais riram muito. Para finalizar o encontro houve uma deliciosa partilha entre os mesmos com pratos que ambos levaram até a escola.

Foi uma experiência bastante nova, diferente e simples. Ali percebemos o quanto é importante o estudo na vida das pessoas, sem dar importância com o passar dos anos.

Umas das frases que mais me chamou atenção como educador de ambas as turmas foi “estudem crianças para que depois de grandes não precisem voltar aqui” mostrando o quanto é necessário também aprender no momento e na idade certa.

Estiveram presente apoiando o encontro a Diretora Ingrid Schwanke, a coordenadora pedagógica Lucilaine Gonçalves Pereira a qual apoiaram intensamente do início ao fim.

Dessa forma, percebemos o quanto se faz necessário o estudo na vida das pessoas, a formação inicial que levará o mesmo a alfabetização vivendo com mais dignidade e respeito.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o combate à exploração do trabalho infantil

Trabalho com Infantil IV

Vamos montar e desmontar os números brincando