Vamos montar e desmontar os números brincando

AUTOR
Professor Richard de Souza Mulinari, 4º ano B

No dia 10 de março, sexta-feira, a turma do quarto ano B da Escola Municipal Alteny Maria, de Teixeira Soares, com caixinhas de ovos, realizou o trabalho matemático de composição e decomposição numérica.

Os alunos trouxeram uma caixa de ovo, que em duplas recortaram para aproveitar a sua metade. Em seguida o professor entregou as denominações de Centena de Milhar até Unidade Simples, que os educandos colaram na parte recortada para a montagem do jogo de composição e decomposição numérica.

Na lousa o professor foi registrando números aleatórios que os educandos foram compondo na caixinha de ovo conforme o valor de cada um, utilizando feijões para conseguir a determinação numérica correta.

Os alunos demonstram bastante dificuldade em compreender e entender a forma de composição e decomposição numérica. Colocando os valores com feijões nas determinações corretas, os mesmos demonstraram interesse e desenvoltura ao realizar a atividade, registrando os números corretamente no caderno de matemática.

Foi observado em grupos e de maneira individual o desenvolvimento da atividade e como os educandos começaram a entender melhor a atividade proposta.

Todos os alunos queriam ir até o professor para realizar a composição numérica, para em seguida registrar o mesmo no caderno, com êxito.

Vale salientar que esta atividade é proposta no livro didático dos alunos, que aceitaram de maneira agradável, contribuindo com bom desempenho.

Dessa maneira as crianças começaram a entender como se forma os números, quais são os seus valores e que há um modo fácil e simples para compor e decompor o número.

Os mesmos chegaram em casa bastante entusiasmados relatando aos pais o que haviam realizado na aula de Matemática, explicando aos responsáveis como foi o desenvolvimento da aula e como aprenderam de maneira lúdica e divertida.

Os pais procuraram saber como foi realizado a atividade, comentando a alegria e o desempenho das crianças nesta atividade.

Dessa forma, entendemos juntos que a Matemática pode ser algo agradável, fácil e simples. Basta esforço, dedicação e atenção nas atividades propostas.

Com os feijões os alunos entenderam a composição com a Centena, Dezena e Unidade de Milhar, Centena, Dezena e Unidade Simples, “montando e desmontando” os números, brincando e aprendendo.

As crianças começaram a registrar e a entender melhor os números, como são formados e quais são os seus valores corretos.

Percebe-se que a Matemática é uma disciplina que embora utilizada no dia a dia, ela torna-se bastante complicada e difícil, quando a mesma é transmitida somente de maneira tradicional.

Com a composição e a decomposição numérica na caixinha de ovo, as crianças compreenderam a formulação correta dos números e seus valores, brincando com a mesma, dialogando e relatando as experiências ao realizar a atividade..

O professor Richard que realizou este trabalho com os seus alunos, também ficou bastante feliz e observou o quanto estes gostam de aprender de maneira diferente, com propostas que não sejam apenas registros através de explicações. Com a metade de uma caixinha de ovo, com um punhado de feijões a descoberta numérica aconteceu e as crianças conheceram como é gostoso entender e criar novos números, com intuito de descobrir seus valores corretos.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o combate à exploração do trabalho infantil

Trabalho com Infantil IV